Off

NELORE no Brasil, chamada Ongole na Índia – para corte

by Gushiken on 12/07/2011

Nelore é uma raça de gado bovino (Zebu) originária da Índia. Os primeiros exemplares da raça chegaram ao Brasil no final do século XVIII, e rapidamente se tornaram a raça de gado predominante no rebanho brasileiro (85% do rebanho total).

O Nelore é a raça base para o cruzamento de gado de corte no Brasil.

Os criadores da raça no Brasil se organizaram em duas entidades: a ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) e a ACNB (Associação de Criadores de Nelore do Brasil).

Com 50 anos de existência, a ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil organiza os criadores e produtores da raça e mantém um programa próprio de marca de carne: o Nelore Natural.

Funcionalidade

Além de ser a raça para produção de carne In-Natura mais utilizada e abundante no Brasil, a raça nelore vem, principalmente nos últimos 30 anos, sendo utilizada para o aprimoramento genético. Os animais passam por uma avaliação e então são registrados por técnicos especializados recebendo uma marca da ABCZ no rosto, numerados e então recebendo o pronome de P.O (Puro de Origem). Atualmente, no Brasil, a criação para este aprimoramento vem crescendo gradualmente e se tornando uma das alavancas comerciais na agropecuária brasileira, recebendo destaque e notoriedade nacional.

ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu

 Pç. Vicentino R. da Cunha, 110 –  Pq. Fernando Costa

Uberaba/MG –  Brasil

Fone +55 (34) 3319-3900 –  CEP 38.022-330

  abczsug@abcz.org.br

ACNB –  Associação dos Criadores de Nelore do Brasil

RUA RIACHUELO, 231 – 1º ANDAR

SÃO PAULO/SP – BRASIL

FONE: +55 (11) 3293-8900 –  CEP 01007-906

  nelore@nelore.org.br

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comments are closed.

Seo Packages