Off

ANGUS – do nordeste da Escócia, sem chifres, para corte

by Gushiken on 9 de julho de 2011

Angus é uma raça de bovinos,  destinada à produção de carne de qualidade superior,  tem as suas origens no Nordeste da Escócia,  onde o seu aperfeiçoamento começou há cerca de 200 anos.

É encontrado nas variedades Aberdeen Angus e Red Angus.

Hoje o Angus está a ser criado em quase todo o mundo,  nos quais destacam-se:  Argentina,  Austrália,  Brasil,  CanadáEstados UnidosEuropa e Nova Zelândia.

Com grandes qualidades,  a sua utilização estende-se também aos cruzamentos,  tanto com raças de corte como de produção leiteira.  Apresenta e transmite facilidade de parto e reprodução,  assim como a sua cor e a característica de ser mocho.

É igualmente famoso pela sua robustez,  o seu fácil manejo e adaptação às diversas condições atmosféricas e ambientais.  Apresenta boa acumulação e distribuição de gordura na porção intermuscular,  que garante a resistência em períodos de sem chuvas.  É manso,  apresenta precocidade, fertilidade e habilidade materna.

O angus é mocho e de tamanho médio (Fêmea adulta: 125-140 cm / Macho adulto: 135-150 cm). A sua pelagem apresenta-se curta e de cor preta ou vermelha.  O peso varia entre 550 a 700 kg de uma fêmea adulta e 900 a 1000 kg de um macho,  sendo o peso do filhote de aproximadamente 33 Kg.  As vacas atingem a idade de reprodução com cerca de 15 meses.

Os bezerros chegam ao estado de abate com peso entre 340 e 400 kg em cerca de um ano.

Maiores informações:

ABA –  Associação Brasileira de Angus

Largo Visconde do Cairú,  12 –  conj. 901 –  Centro

Porto Alegre,  RS –  CEP:  90.030-110

Fone:  (51) 3328.9122

 angus@angus.org.br

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comments are closed.

Seo Packages