Off

ALFAFA CRIOLA – Medicago sativa

by Gushiken on 20 de junho de 2011

Origem: Ásia Central e Armênia

Nome científico: Medicago sativa
Fertilidade do solo: Alta
Forma de crescimento: Herbáceo
Altura: 35 a 70 cm
Utilização: Pastejo e Feno
Digestibilidade: Excelente
Palatabilidade: Excelente
Precipitação pluviométrica: Acima de 800 mm anuais
Tolerância a seca: média
Tolerância ao frio: Alta
Teor de proteína na matéria seca: 15 a 20%
Profundidade de plantio: 1 a 2 cm
Ciclo vegetativo: Perene
Produção de forragem: 14 a 24 ton. MS/ ha/ ano
Fixação de Nitrogênio: 127 a 333 Kg N/ ha/ ano

A alfafa é uma cultura que produz bastante MS, entorno de 20-30 t/ha/ano. Só que para isto requer bastantes tratos culturais (adubação, correção do solo, controle de ervas daninhas, pH elevado etc). Ela exige solo bem profundo e com boa drenagem, e seu VC é de  80%.

É recomendado que as adubações de manutenção em alfafa seja alanço, em toda a área cultivada.

Plantio

Espaçamento: 15 a 30 cm numa densidade de 20 kg/ha de semente, entorno de 140 a 150 planta por metro linear.
A época de semeadura é no outono. Maio a Agosto.

O norte do Paraná e a maior região produtora de feno da alfafa e a maioria dos alfafais são plantados alanco, porque a produtividade do alfafal deve ser maior e melhor se houver uma distribuição uniforme das plantas, porem e recomendado que os solos sejam menos infestados por ervas daninhas.
A)    Plantio manual, devera ser realizado por pessoas com experiências, caso contraria, devera parcelar a área em lotes menores e fazer o teste, calculando sementes por área, por exemplo, se a recomendação de sementes e de 20 kg\ha (10.000 m²), prepare-se um lote de 100 m² (10 x 10 ) e semeia-se 200 g de sementes e verifique-se assim a distribuição das sementes.
B)    Semeadura mecânica,  e realizada através de equipamento de distribuição de calcário ou adubos, que devem ser acoplados ao hidráulico dos tratores. Como na maioria dessas maquinas a sua regulagem mínima não chega a 20 kg\ha, e necessário fazer a mistura com material inerte, como areia, de preferência usar produtos que possuem densidade semelhante às sementes e poderá ser utilizado o calcário.
C)    Plantio em linha, espaçamento ideal 20 – 30 cm de acordo com a capina manual que será utilizada, utiliza-se de 150 – 200 sementes por metro linear.

Manejo pós-semeadura

A persistência da alfafa está diretamente ligada ao seu manejo.

A alfafa devera ser cortada quando estiver, com a área florescida em torno de 50%, sendo o primeiro cortado de 8-10 cm de altura, (entorno de 90 a 120 dias após a germinação), pois assim lhe proporcionará maior desenvolvimento do seu sistema radicular, o que resultara maior captação de nutriente, maior resistência à seca e principalmente maior produção de matéria seca MS.
Durante o inverno a alfafa não floresce muito, devendo ser cortada quando a  brotação estiver superior a 5 cm.
Os corte devem ter o espaço de descanso entorno de 35 a 42 dias.

 

agrogushi@gmail.com

(67) 9.9950-3262  Vivo

Comments are closed.

Seo Packages